Conhecido nas Região dos Cocais, por através do esporte realizar também destacado trabalho social, o desportista Francisco José Gomes de Lima (o Manim), da cidade de São João do Arraial, distante 207 quilômetros ao norte de Teresina, há cerca de quatro meses aproximou-se do cirurgião-dentista Marcelo Amorim,  treinador da Sociedade Esportiva Garra, clube de Teresina conhecido nacionalmente devido ser o maior revelador de talentos do futebol piauiense, enviando sempre atletas para grandes clubes brasileiros. A partir dessa aproximação, Manim conseguiu fazer uma parceria com a Sociedade Esportiva Garra que tem valorizado os atletas de São João do Arraial e cidades vizinhas.

Antes dessa parceria os atletas da Região dos Cocais limitavam-se no máximo a disputa da Copa Norte de Futsal, em Esperantina. Agora os frutos da parceira com o Garra já estão sendo colhidos. Garotos entre 10 e 15 anos tem semanalmente viajado da Capital da Região dos Cocais para Teresina, onde disputam partidas dos campeonatos piauiense de futsal nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, além de participarem de avaliações técnicas (peneiras) de grande clubes brasileiros. Recentemente o atleta Emanuel, 11 anos, esteve na Toca da Raposa, em Belo Horizonte-MG, após passar em peneira do Cruzeiro realizada em Teresina e fazer avaliação final na capital mineira. Vários outros garotos fizeram avaliação técnica do Corinthians-SP no mês passado, oportunidades que não passavam de apenas um sonho, antes do desportista Manim ter aberto portas em Teresina e conquistado espaços que tem valorizado crianças e adolescentes da região.

O professor Márcio Mesquita, de São João do Arraial, tem um filho atualmente disputando o Campeonato Piauiense Sub-11 de Futsal, graças a essa parceria. Ele falou a reportagem do Tribuna de Barras, e disse: "O trabalho do Manim sempre foi admirável, ele une o esporte a trabalhos que envolvem também o lado da cidadania, aliado aos pais e mães de nossas crianças tem acalentado sonhos e acredito que muita coisa boa ainda estar por vir".

Em Teresina os garotos de São João do Arraial não atuam somente na área do esporte, eles participam de passeios a pontos turísticos, museus, parques municipais, shoppings. sempre acompanhados de pessoas que fazem com que enriqueçam também seus conhecimentos culturais e os envolvam numa vida social sadia e de profundo respeito, respaldada na ética e nos valores da família. Para tal, no último final de semana, tiveram a companhia do jornalista e escritor Reinaldo Barros Torres (membro da Academia de Letras do Vale do Longá, Academia de Letras da Região de Sete Cidades e União Brasileira de Escritores), além de diretor do Piauí Esporte Clube.

Falando a reportagem do Tribuna de Barras, Manim disse: "Foi difícil conseguir espaço para que meu trabalho com essas crianças e adolescentes fosse reconhecido. Falta mídia em nossa região, falta apoio decisivo para que possamos dar mais força e determinação as ações. Mas temos conseguido transpor barreiras com ajuda das famílias desses jovens, que há poucos meses só eram conhecidos em São João do Arraial e agora os vejo disputando competições de renome no Estado e até disputando espaços em grandes clubes do Brasil. Antes tudo isso era apenas um sonho. Agradeço aos professores Marcelo Amorim e Ayslan Silva, do Garra, por estarem acolhendo nossos garotos em Teresina e por nos ajudarem a mudar histórias e a realizar sonhos. Emocionado, me sinto muito agradecido", finalizou o treinador Manim.













Reações:

Postar um comentário

 
Top