Os recorrentes incêndios que se proliferam por Barras tem deixado a população apreensiva. Somente neste Domingo, 22 de Outubro, de acordo com o Grupo de Apoio Voluntário - GAV, foram cinco ocorrências em diferentes lugares da zona urbana, como mostram as fotos feitas por Francisco Sampaio, coordenador do GAV.
Os brigadistas e bombeiros civis de Barras possuem um carro pipa para auxiliar no trabalho, mas neste Domingo faltou gasolina e uma sensibilização foi feita nos grupos de whatsapp solicitando doação de combustíveis para os veículos resolveu o problema. É o povo ajudando enquanto o poder público parece ser omisso, já que Barras não possui Copo de Bombeiros e o trabalho voluntário dos que fazem o GAV, é o único que a população dispõe para situações difíceis ou de tragédia.
Na última semana, os incêndios deram uma trégua devido ao aumento da umidade no norte do Piauí com pancadas rápidas de chuvas em Barras e nos municípios que compõem a Região da Grande Barras. Mas neste Domingo, numa tendência que segue toda a semana, a temperatura aumentou, a umidade reduziu e o Índice Ultravioleta (IUV) dos raios solares estão em seu nível extremo, o que facilita a ocorrência de queimadas.
Segundo os especialistas em situações de queimadas no Brasil, elas ocorrem na maioria das vezes devido o contato do sol forte com garrafas ou cacos de vidro, provocando incêndios.
(*) Com informações do Longah


Reações:

Postar um comentário

 
Top