Erisvaldo (uniforme 10) e Kaio Vinícius (uniforme 4), convocados para a Seleção Piauiense Sub-20

Nos últimos três anos o jornalista e desportista Reinaldo Barros Torres, natural de Barras e residente em Teresina, onde é um dos diretores do Piauí Esporte Clube e faz assessoria de imprensa para a base de grandes clubes do Nordeste e do Rio de Janeiro, tem levado atletas de Barras para agremiações futebolísticas de Teresina, isso não só tem valorizado os jogadores de futebol de Barras, mas dado oportunidade a estes para que através dos seus próprios méritos, conquistem mais espaço. Foi o que aconteceu com Kaio Vinícius e Erisvaldo, convocados ontem, 26 de Outubro, para a Seleção Piauiense Sub-20, que disputará em Novembro próximo, no Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. A apresentação dos convocados será na próxima Segunda-feira, 30 de Outubro, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.

Kaio Vinícius tem 18 anos, completados em Setembro passado. Aos 15 anos disputou o Campeonato Piauiense Sub-17 de 2014 pelo Barras Futebol Club, depois migrou para o Piauí Esporte Clube onde disputou o Campeonato Piauiense Sub-17 de 2016, este ano disputou pelo 4 de Julho Esporte Clube o Campeonato Piauiense Sub-19 e sua consagração veio na Copa Piauí Sub-21 (em andamento), quando realizou grandes jogos e conseguiu chamar atenção da imprensa e de todos que fazem o futebol piauiense. Em 2016, Kaio Vinícius atuou no Fluminense-PI na disputa da famosa Copa Água Branca de Futebol de Base, realizada na cidade de Água Branca-PI, reunindo a base de grandes clubes nordestinos. O atleta está sendo pretendido pelo Ferroviário-CE. Joga como zagueiro, volante e meia. 

Já Erisvaldo também começou no Barras Futebol Club, disputando o Campeonato Piauiense Sub-17 de 2014, depois migrou para o Racing Futebol Clube (de Teresina), por onde disputou o Campeonato Piauiense Sub-19 de 2016. Em 2017 ele aportou no Piauí Esporte Clube, por onde disputou a Copa Piauí Sub-21. Com 18 anos, Erisvaldo também foi convocado pelo treinador Aníbal Lemos para disputar pela Seleção Piauiense o Campeonato Brasileiro Sub-20 de Seleções Estaduais.

É bom lembrar que graças a esse trabalho de aproximação de jovens valores de Barras para o futebol de Teresina feito por Reinaldo Barros Torres, também destacam-se na capital: André Junior e Juninho Sampaio (Sociedade Esportiva Garra), já tendo disputado competições no Nordeste envolvendo grandes clubes regionais, como Santa-Cruz-PE, Vitória-BA e Jacuipense-BA. João Pedro Pinheiro é outro nome do futebol Barras que também ganha destaque fora da Terra dos Governadores, já tendo atuado pelo Racing Futebol Clube (Campeonato Piauiense Sub-17 e Sub-19), atualmente estando no Fluminense-PI, por onde disputou a Copa Sul Bahia e a II e III Copa Água Branca de Futebol de Base. Anderson Pimpão, 17 anos, é outro barrense que destaca-se no futebol de Teresina, começou jogando no Racing Futebol Clube, por onde disputou o Campeonato Piauiense Sub-15 e Sub-17; agora está no Fluminense-PI. Wilgner, volante, jogou o Campeonato Piauiense Sub-19 de 2016 pelo Racing Futebol Clube e juntamente com o zagueiro Denílson Junior, disputou em 2016 a Copa América de Futebol de Base, em Mucuri-BA, atuando pelo Garra-PI.

Fazem ainda parte da base do Piauí Esporte Clube os irmãos-gêmeos Marcelo (volante) e Maurício (lateral) e Roniel (lateral), além de Marcos Vinícius Torres (atacante). Estes disputaram o Campeonato Piauiense Sub-17 de 2016 pelo Piauí Esporte Clube. Marcos Vinícius Torres disputou ainda em 2016 a II Copa Codó de Futebol de Base, pelo Piauí, quando sagrou-se vice-campeão. A Copa Codó é disputada anualmente na cidade de Codó-MA, envolvendo clubes da base do futebol do Nordeste. Disputando pelo Piauí Esporte Clube o Estadual Sub-17 de 2016, Marcos Vinícius Torres foi o artilheiro do time e vice-artilheiro do campeonato.

Falando a nossa reportagem, Reinaldo Barros Torres disse que: "É importante esse intercâmbio, ficar somente jogando no futebol amador de Barras, não torna o atleta conhecido. Dentro do possível, tenho aproximado os talentos da nossa terra a clubes de fora e eles tem correspondido com a expectativa, destacando-se nos clubes que passam a atuar. Temos também levado a Barras clubes para jogarem no Estádio Juca Fortes nos últimos anos, como Racing-PI, Fluminense-PI, Garra-PI e por último o Santa Cruz-PE. Só tivemos apoio do poder público municipal na ida do Santa Cruz em Agosto de 2016, quando o então secretário de educação Cláudio César dos Santos e Silva, através da sua secretaria, patrocinou a despesas do clube de Recife-PE para que jogasse em Barras no aniversário de 175 anos do município. Da iniciativa privada a empresa de ônibus General e o Auto Posto General, também ajudaram bastante. É necessário um maior comprometimento do poder público com o esporte, não basta realizar torneios na cidade, é necessário fazer esse intercâmbio levando a Barras clubes de renome no Piauí e fora do Estado, para que possam ver nossos jovens talentos", finalizou.

Reações:

Postar um comentário

 
Top