De todos os estados nordestinos, apenas o Piauí não terá disputa da sua segunda divisão no futebol. Em 2017 apenas 8 clubes disputaram a 1ª Divisão do Campeonato Piauiense, somente um caiu para a  2ª Divisão: a Sociedade Esportiva de Picos. Sem estímulo e atrativo para os clubes, a segunda divisão piauiense teve apenas duas agremiações inscritas: Cori-Sabbá e Timon, mas uma competição só pode ser realizada com no mínimo quatro equipes, daí  a Federação de Futebol do Piauí teve que cancelar a realização da sua 2ª Divisão em 2017. 
Resta saber se com a não realização da segundona piauiense, a 1ª Divisão de 2018 contará apenas com 6 clubes: Parnahyba, Piauí, Altos, Flamengo-PI, River, 4 de Julho... ou se a FFP convidará Picos, Cori-Sabbá e Timon, já que não houve a 2ª Divisão este ano. Comercial e Caiçara, clubes da cidade de Campo Maior, estão suspensos de competições federadas devido terem cometido irregularidades em anos anteriores. O Barras Futebol Club está desativado por tempo indeterminado devido falta de organização da sua diretoria. O Oeiras Atlético Clube, a exemplo do Barras e pelas mesmas causas, está desativado há vários anos. O Ferroviário Atlético Clube, de Parnaíba, teve pedido de inscrição na 2ª Divisão/2017 negado pela FFP devido irregularidades. O Tiradentes deixou de investir no futebol masculino para investir no feminino. O Auto Esporte Clube está desativado há mais de duas décadas devido falta de gerenciamento da sua diretoria. O Princesa do Sul, de Floriano, também está desativado por falta de gerenciamento.

BAHIA
Já encerrado, o Baiano da Segunda Divisão, teve como campeão a equipe do Jequié, a qual conseguiu a vaga única de acesso à elite estadual. Além do Jequié, a competição contou com a presença do PFC Cajazeiras, vice-campeão, e também das equipes do Atlético de Alagoinhas, Colo-Colo de Ilhéus, Teixeira de Freiras e Ypiranga de Salvador, eliminadas na primeira fase.
CEARÁ

Também encerrado, a Série B do Cearense definiu o acesso de Iguatu, campeão, e Floresta, vice. Contou ainda com a presença de Maracanã, Aliança Atlética, Esporte de Limoeiro, Tianguá, Quixadá (desistente) e do tradicional Icasa. A competição ficou marcada por uma tragédia antes da final, quando o goleiro Alisson, do Floresta, foi assassinado pouco antes da chegada à festa de comemoração do acesso do clube.

Ainda ao final da competição, o Tianguá foi rebaixado à terceira divisão, assim como o Quixadá (desistente). O Ceará é o único* estado do Nordeste com três divisões estaduais.
*Pernambuco também possui uma terceira divisão com premiação, mas é amadora e o campeão não necessariamente joga a segunda divisão do ano seguinte, apenas se for profissionalizado
MARANHÃO

Sem data definida para iniciar, a “Segundinha” Maranhense contará com seis clubes. O tradicional Bacabal, Chapadinha, Pinheiro, Sabiá e Timon serão os participantes desta edição. Vale ressaltar, ainda, o fato de a equipe do Timon não ser a mesma a qual disputa as competições no estado do Piauí, mas sim o Timon Esporte Clube. Além disso, o Sabiá volta a disputar competições estaduais após dois anos licenciado por motivos financeiros.

ASérie B Maranhenseserá disputada com dois grupos de três participantes, onde as duas melhores equipes de cada grupo passam para disputar semifinal e final.Apenas o campeãoda competiçãoconquista o acesso, assim como apenas oúltimo colocadodo certame principal é rebaixado.
PARAÍBA

Único estadual em andamento na região, o Paraibano da Segunda Divisão contou com dez clubes e, atualmente, encontra-se na fase das quartas de final. Nos jogos de ida, o FEMAR, Nacional de Patos, Sport Campina e Nacional de Pombal saíram na frente de São Paulo Crystal, Perilima, Spartax e Desportiva Guarabira, respectivamente. Além disso, contou com a presença de Picuiense e Miramar de Cabedelo, eliminados na primeira fase.

As equipes as quais se classificarem à semifinal lutarão por duas vagas na elite estadual em 2018. O São Paulo Crystal, antigo Lucena, é apontado como o favorito ao acesso na competição.
PERNAMBUCO

Também com dez clubes, o Pernambucano da Série A2 contará com o retorno de equipes tradicionais as quais estavam licenciadas para a disputa do certame, como Sete de Setembro de Garanhuns, Chã Grande e Decisão de Bonito. Além deles, estarão presentes na disputa os também tradicionais Cabense, Íbis, Ferroviário do Cabo, Pesqueira, Porto de Caruaru, Vera Cruz, além do centenário Centro Limoeirense.

A competição inicialmente teria 15 equipes, mas contou com a desistência de Ipojuca, Jaguar e Timbaúba, além da exclusão de Primeiro de Maio e Petrolina, ambos de Petrolina, por não apresentarem os laudos do estádio Paulo Coelho.
Na primeira fase, as equipes estarão divididas em dois grupos de cinco equipes, onde jogam entre si no sistema de ida e volta. As quatro melhores equipes de cada grupo se classificam às quartas de final, onde brigam por vagas na semifinal e final, em sequência.
Assim como no Alagoano, apenas o campeão da competição garantirá o acesso à elite, também visando diminuir o número de participantes do certame principal nos próximos anos.
PIAUÍ

Com apenas duas equipes inscritas e aptas, Timon e Cori-Sabbá, a competição piauiense terminou cancelada pela federação local e gerou polêmica entre as equipes as quais disputariam. O Esporte Clube Timon utilizaria a competição como uma base para medir o potencial do seu elenco na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018, onde representará o estado. Por sua vez, o Cori-Sabbá, rebaixado no estadual do ano anterior, alega prejuízos com o cancelamento e deve pleitear a vaga na primeira divisão do ano seguinte no TJD-PI.

Caiçara e Ferroviário também tentaram se inscrever no no certame, mas seus pedidos foram indeferidos pelo fato dos clubes estarem punidos junto a federação local.
RIO GRANDE DO NORTE

Última competição estadual marcada para começar no ano dentro de todo o país, o Potiguar B contará apenas com a presença de cinco equipes, dispostas em grupo único, as quais jogarão em turno e returno, com o campeão sendo definido pela maior pontuação dentro do grupo.

Assim como no Maranhense, apenas campeão.
Reações:

Postar um comentário

 
Top