De acordo com um levantamento do Instituto de Pesquisa Espaciais (Inpe) com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) o Piauí ocupa a 9ª posição no ranking dos estados com maior incidência de raios.
Os dados foram obtidos pelo site da Folha de São Paulo e mostram que o Tocantins é campeão no número de raios, um total de 19,8 por km² durante o período de um ano.
Depois estão Acre e Amazonas, com 15,8 raios, Maranhão, com 13,3, Pará com 12,4, Rondônia com 11,4, Mato Grosso do Sul, com 11,1, Roraima com 7,9, Piauí com 7,7 e o décimo é São Paulo com 5,2 raio por ano em um km².

INCIDÊNCIA EM TERESINA
A capital do piauí tem uma densidade de descargas em 9,02 por km²/ano. No ranking de densidade nacional está na 715ª posição e no ranking de densidade estadual está em 72º lugar.

MUNICÍPIOS DO PIAUÍ
Um estudo anterior o Inpe/Elat divulgou as 10 cidades do Estado com maior densidade de descargas por ano, Campo Largo ficou em primeiro lugar, com uma incidência de 12,48 raios que caíram em um km no período de um ano. Em 2014, sete mortes foram registradas no Estado, ficando em 3º lugar nacional no número de óbitos causados pelo fenômeno. Confira a seguir a lista das 10 cidade onde mais caem raios no Piauí, entre elas Barras e outras cidades da chamada Região da Grande Barras.


Reações:

Postar um comentário

 
Top