O Festival Folclórico de Barras, enaltecendo a cultural das tradições das festas juninas, tornou-se um dos mais bem organizados dos últimos anos. Trabalho da Prefeitura Municipal, congregou a sociedade das mais variadas faixas etárias, das mais diversas classes sociais, todos unidos num só local, num clima de cordialidade, segurança, envolvimento social como há muito não se via na Terra dos Poetas.

Barras precisa resgatar suas tradições como um todo. A maioria das grandes cidades piauienses possui um referencial cultural, algo que congrega, que aproxima as pessoas e chama atenção de visitantes, turistas. A Terra dos Governadores está caindo no esquecimento e os barrenses não podem deixar que isso continue a acontecer. 

Festival de Teatro, Festival de Música, Festival de Bandas de Músicas (lembrando que temos uma fundada em 1912), Concurso de Poesias com publicação de uma coletânea dos 50 melhores trabalhos, Memorial dos Governadores, Museu da História e da Família Barrense, Bustos dos Governadores filhos de Barras em praça pública. No turismo: projeto junto ao Ministério do Turismo para construção da Orla do Rio Marathaoan, Orla do Rio Longá, estruturar o Parque Ecológico Municipal da Cachoeira da Lapa para que possa receber turistas, tombamento dos prédios antigos do Centro Histórico e pintá-los com cores vivas que os destaque dos demais, mapear fazendas antigas do interior do município e incluí-las num roteiro de turismo ecológico e rural. No esporte se não quiserem voltar com o time profissional do Barras Futebol Club, manter ao menos as categorias de base disputando os campeonatos da Federação de Futebol do Piauí, valorizando assim nossos adolescentes e mantendo-os em atividade que possa vislumbrar melhores dias para eles e suas famílias; construção de academias públicas de ginástica nos bairros maiores e mais distantes do centro, promover o Enduro a Pé da Região da Cachoeira da Lapa, dentre outras atividades. Na economia, procurar atrair empresas para gerarem empregos, especialmente para o público jovem (a Prefeitura de Água Branca-PI está levando para sua cidade uma dessas empresas de cal center); enfim, dar oportunidade para que nossa gente não possa mais sair de Barras para conseguir coisas básicas que lhe dê garantia de sobrevivência.

No campo político, lembrar especialmente que Barras é de todos que nela vivem e amam, e que se existe um propósito para melhorar a vida dos barrenses as divergências devem ser colocadas de lado. Vamos dar adeus aos interesses pessoais e trabalhar de fato pela coletividade. Desta forma, Barras irá prosperar.




Reações:

Postar um comentário

 
Top