O Papa Francisco escolheu o novo bispo de Campo Maior, 78 quilômetros ao Norte de Teresina (PI). O reverendo padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos (fot0 ao lado), deixará o interior de Pernambuco para assumir a diocese no Piauí.
O anúncio foi feito pela Nunciatura Apostólica no Brasil, nesta quarta-feira (21). Padre Francisco dos Santos é pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE).
Natural de Esperança (PB), o novo bispo tem 49 anos e foi ordenado na mesma cidade, em 2000. É formado em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral e tem bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma.
O novo bispo de Campo Maior também é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. A experiência o levou a produzir programas de rádio e uma publicação intitulada "Dom Helder Abrindo Caminhos" naquele estado. 
Francisco dos Santos irá substituir Dom Eduardo Zielski, transferido no ano passado para a Diocese de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí.
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, enviou carta ao Padre Francisco dos Santos e destacou que a formação do religioso em Comunicação Social o ajudará na evangelização em Campo Maior.

Veja a carta na íntegra:
Saudação da CNBB ao padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos
Brasília, 21 de junho de 2017
Prezado Irmão, P. Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com sua nomeação como bispo de Campo Maior (PI), agradece ao Santo Padre e envia felicitações ao senhor e orações por esta nova missão que a Igreja lhe confia.
O itinerário missionário percorrido pelo senhor tanto na pastoral direta em paróquias como na formação de seus confrades indica que seu pastoreio será de muita dedicação e de muitos frutos. Sua formação em Comunicação Social além de aproximá-lo bastante das necessidades do mundo marcado pela revolução tecnológica dos nossos dias, também o qualifica, de modo especial, para o múnus episcopal do ensino.
Trazemos em nossas saudações, há algum tempo, uma palavra inspiradora que possa ser um brinde de boas-vindas aos nossos Irmãos. Escolhemos uma palavra do Papa Bento XVI apresentando um Bispo e Doutor da Igreja, fundador de sua Congregação Religiosa: “Santo Afonso Maria de Ligório é um exemplo de pastor zeloso, que conquistou as almas pregando o Evangelho e administrando os sacramentos, combinados com uma maneira de fazer baseada em uma bondade humilde e suave, que nascia de uma relação intensa com Deus, que é a Bondade infinita. Ele teve uma visão realista e otimista dos recursos do bem que o Senhor dá a cada homem e deu importância aos afetos e aos sentimentos do coração, além a mente, para poder amar a Deus e ao próximo”.
Pedimos a intercessão de Santo Afonso para o feliz cumprimento da sua missão e saudamos as comunidades da diocese de Campo Maior que acolhem um novo Pastor.
Em Cristo,
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB
Reações:

Postar um comentário

 
Top