Agora é oficial! A CBF definiu por meio de ofício o que já vinha sendo especulado nos últimos dias. A fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018 vai acontecer nos dias 24 e 31 deste mês de Maio, colocando em campo oito clubes que na nova divisão de vagas da competição não se garantiram diretamente na Copa do Nordeste de 2018.

Inicialmente, existia a expetativa de que esta nova fase preliminar só acontecesse perto da competição tradicional, mas a mudança foi acordada entre a CBF, a Liga do Nordeste e as federações dos estados nordestinos.

Pela nova regra da Copa do Nordeste - que volta a ter 16 clubes participantes -, têm vaga garantida na competição todos os campeões estaduais da região e ainda os vice-campeões de Bahia, Ceará e Pernambuco, confirmando 12 participantes.

Além deles, vão participar da fase preliminar os vice-campeões do Piauí,  Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão e Sergipe, além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambuco. Estes clubes vão ser divididos em dois potes e os confrontos vão sair de sorteios. Serão dois jogos e os classificados entram na fase de grupos que vai acontecer em fevereiro.

Estão garantidos nesta fase preliminar Treze (vice-campeão paraibano), Globo FC (vice-campeão potiguar), CSA (vice-campeão alagoano), Itabaiana (vice-campeão sergipano) e Fluminense de Feira de Santana (terceiro colocado baiano).

Nem todas as vagas estão definidas. Em Pernambuco, Santa Cruz e Náutico ainda disputam a terceira colocação do estadual e o resultado sai na próxima terça-feira, 16 de Maio. No Piauí, a final do campeonato só acontece no dia 17 de Maio. Mas o caso mais grave é no Maranhão, que o campeonato está paralisado por causa de problemas na justiça desportiva.


Pelo ofício, as federações estaduais têm até o dia 18 de Maio para indicar os participantes da fase preliminar.



Reações:

Postar um comentário

 
Top