Água Branca, município polo da Região do Médio Parnaíba Piauiense, recebeu, nesta Quarta-feira (30), o Selo UNICEF Município Aprovado para a região do Semiárido brasileiro. O prêmio, que avalia as cidades participantes desde 2013, objetiva a implementação e a implantação de políticas públicas para garantir os direitos da Criança e do Adolescente.
Juca Cavalcante, articulador do Selo no município, explica que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), organizador da premiação,avalia por duas metodologias: a inclusão de ações estratégicas por parte dos municípios e pelos indicadores de impacto social, que mostram os resultados em que as cidades precisam melhorar.
“Tivemos, ao longo destes três anos, inúmeras ações voltadas para a garantia dos direitos da Criança e do Adolescente, bem como pela diminuição das desigualdades sociais. Água Branca conseguiu o Selo por bater todas as metas requeridas pela comissão organizadora e avaliadora do Selo no Semiárido brasileiro”, comemora Juca Cavalcante.

Não é a primeira vez que Água Branca recebe um Selo do UNICEF, desde o começo da gestão. Em 2015, a cidade recebeu certificação por conseguir alfabetizar 90,5% das crianças matriculadas no 3º ano da Educação Infantil da rede municipal, através do Programa Palavra de Criança (PPC).
Ações que viraram Lei
A primeira infância, comumente esquecida pelo poder público, foi contemplada com dois projetos que, posteriormente, viraram Lei Municipal. Uma delas foi a “Semana do Bebê”, que discutiu e implementa ações voltadas para a primeira Infância, como a formação do Plano Municipal da Primeira Infância, que foi o outro projeto a se tornar Lei do município.
“Quisemos que estes projetos, prioritariamente, se tornassem leis municipais, para que os trabalhos em relação à primeira infância não sejam esquecidos, não importando quem esteja na gestão. Estamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho feito no município durante estes três anos e vamos continuar trabalhando pela proteção das crianças e dos adolescentes aguabranquenses”, comemora Jonas Moura, prefeito de Água Branca.



Jonas Moura, prefeito de Água Branca

Reações:

Postar um comentário

 
Top