Nessa Quarta-feira (30), a Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mutirões de atendimentos em vários locais do município, por razão do Novembro Azul, campanha que dedica o mês para a conscientização a respeito da saúde masculina, enfatizando o combate ao câncer de próstata.

As ações ocorreram durante todo o dia, em locais estratégicos da cidade, com grande concentração do público-alvo da campanha. O Mercado Público Municipal, a Praça Joaquim Gomes Callado, o bairro Angico, o Estádio Municipal Luzião foram os locais escolhidos para reunir os homens.

Aproximadamente 300 atendimentos foram realizados. Os participantes puderam receber palestras sobre a prevenção ao câncer de próstata e de outros aspectos da saúde masculina. Além das palestras, também receberam atendimentos básicos de saúde, tais como aferição de pressão, exame de glicemia, bem como atendimentos e orientações sobre a saúde bucal.


Leila Vieira, secretária de Saúde de Água Branca, enfatiza a ação de prevenção como a melhor forma de prevenir e aumentar a chance de cura dos novos casos. “Temos feito acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde de Água Branca, mas é de suma importância que ultrapassemos as barreiras sociais pra que possamos estimular os homens a cuidarem de sua saúde”, afirma Leila.

A próxima ação nas ruas está marcada para o próximo dia 30, com o encerramento da campanha no município. Dentre os locais escolhidos, estão a Avenida José Miguel, o bairro Santo Antônio e o bairro Nova Esperança.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa do Instituto é a de que 61.200 novos casos apareçam no Brasil, até o fim de 2016.








Reações:

Postar um comentário

 
Top