RAIMUNDO TRIUNFO ou melhor Raimundo Alves de Sousa é filho de Francisco Araújo e Felisbela Araújo. Casado com Dona Zuleide Lopes teve sete filhos: Zeneide, Zedina, Zenildes, Zirlene, Kátia, Raimundo Junior e Thiago. Tem nove netos: Anne Graziele, Glena, Lucas, Pedro Neto, Zuleide, Robério, Guilherme, Mayra, Kauã e Ana Sophia.
Tomou posse como prefeito de Barras no dia 01 de Janeiro de 1977. Esteve no poder como prefeito até 31.12.1982, portanto com um mandato de seis anos. A sede da prefeitura à época ficava no Palácio Municipal, belo e histórico sobrado localizado à Rua General Thaumaturgo de Azevedo, uma das mais belas obras arquitetônicas do centro histórico de Barras.

Algumas das suas mais importantes ações como prefeito de Barras:

- Regularizou a área urbana de Barras que até então era pertencente a Igreja. Doou terrenos para moradores que tinham posse mas não tinham documentação nos Bairros: Pequizeiro, Corujal, Galdinal, Xique-Xique, Pedrinhas e Floresta;

- Fez a ampliação do Cemitério São José tendo construído a praça e a capela;

- Criação dos símbolos de Barras: Bandeira de Barras, Hino de Barras e o Brasão de Barras;
- Plano de urbanização da cidade nomeando, ruas, avenidas e praças;
- Construção dos primeiros conjuntos habitacionais de Barras: Conjunto Petrônio Portela (64 casas) e Conjunto Santinho ( 50 casas);
- Construiu a Praça Lucilo Albuquerque;
- Construiu 31 novas salas de aula;
- Construiu muitos colégios: Canto Escuro, Formosa, Formoso, Angical, Santa Rosa, Esperança, Solidão, Ingá o das Pedras no Povoado Boa Hora e em Cabeceiras, Volta do Rio e Baixa de Traz.
- Conseguiu junto ao Governo Estadual a energia elétrica para o Povoado Cabeceiras;
- Construiu acesse rodoviário de Barras a Boa Hora;
- Construiu arquibancada e banheiro no Estádio Municipal;
- Assinou convenio com a UFPI – Instalação do CRUTAC em Barras.
- Criou o Ginásio na Zona Rural;
- Começou o projeto de distribuição de merenda escolar, farda e transporte para os alunos da zona rural;
- Criou o 2º grau em Barras;
- Na sua administração Barras participou da Feira dos Municípios do Piauí tendo a barrense Margarete Miranda Lages sido eleito a Rainha.
RAIMUNDO TRIUNFO é um homem simples, mora numa fazenda no interior de Barras e sobrevive com poucos recursos mas cheio de muita dignidade.
Hoje (22.08.2016) completa 79 anos de idade. Merece uma grande festa pelo grande homem que é e pelo grande prefeito que foi.

(*) Manoel Monte Filho, professor, historiador, odontólogo, membro da Academia de Letras do Vale do Longá - ALVAL.

Reações:

Postar um comentário

 
Top