Na manhã deste Sábado, 20 de Agosto, dezenas de barrenses acompanharam a peregrinação da retirada dos mastro para os festejos religiosos da virgem e imaculada Nossa Senhora da Conceição no povoado Morada Nova, zona rural do Barras. Os festejos da Padroeira de Barras tem início dia 28 de Novembro e término dia 8 de Dezembro.
Por volta das 4 horas da manhã, um café da manhã foi servido na residência de Antônio Sotero, no Bairro Boa Vista. Em seguida, cerca de 80 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, devotos da Virgem e Imaculada Conceição, dirigiram-se para o povoado Morada Nova, até a residência do senhor Preto, este genro de Antônio Sotero, que recepcionou a todos e de lá, percorreram mais 08 km mata adentro em busca do Mastro, atravessando muitos obstáculos. 
Dia 27 de Novembro a Missa de Envio do Mastro acontecerá no povoado Morada Nova e em seguida os fieis seguirão em caminhada até a Igreja de Santa Luzia, no Bairro Boa Vista,  e de lá para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, centro de Barras,  onde acontecerá a abertura oficial dos festejos.
Kennedy José fez as imagens para o Tribuna de Barras e o todos os momentos da retirada do mastro foram emocionantes, desde a derrubada da árvore até a chegada na residência onde ocorrerá a celebração dia 27 de Novembro. 
O professor Gilson Pires  Lages e amigos, que há décadas participam e organizam o Cerimônia do Mastro, foram mais uma vez bastante atuantes.  Durante a caminhada da retirada do Mastro, houve um momento de homenagem a Domingos Ana (in memoriam), que foi quem primeiro motivou os moradores do povoado Morada Nova a realizarem essa peregrinação de fé e devoção na comunidade. 
O mastro para o festejo da Padroeira de Barras, agora fica sendo preparados por mais de 90 e mede 14,60m de altura. 
Na oportunidade, foi também retirado da mata o mastro para os festejos de Santa Luzia, no Bairro Boa Vista, que tem início dia 10 de Dezembro. O mastro para os festejos da padroeira do Bairro Boa Vista mede 13,50m.
Para os devotos e aqueles que participaram da caminhada do Mastro, os Festejos de Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia já iniciaram com esta etapa de grande importância para os eventos religiosos de toda a Região da Grande Barras.

(*) Com informações e fotos de Kennedy José








Reações:

Postar um comentário

 
Top