A professora e poetisa Osmália Pereira Lira, natural de Barras, foi homenageada com a Medalha do Mérito Marathaoan, concedida pela Câmara Municipal de Barras a pessoas que de alguma forma contribuíram para o bem-estar da cidade e seu povo.

A Medalha do Mérito Marathaoan foi estipulada na primeira administração do prefeito Joaquim Lucas Furtado, e de fato era uma medalha e era entregue pelo Município. Atualmente entregam um certificado, concedido pela Câmara Municipal.

Osmália Pereira Lira é digna de todas as honrarias. Nome dos mais ilustres da sociedade barrense, desde adolescente sempre lutou pela cultura da nossa terra, quando de 1978 a 1981 ao lado dos então estudantes Reinaldo Barros Torres, Raquel Medeiros, Antônio Carlos Ananias Costa (falecido em  1980), Hugo Luis Rodrigues Castelo Branco, Hilton Viana de Oliveira, Ronaldo Carvalho Moraes, José Augusto Santos da Conceição, Rejane Rebelo Lustosa, Sebastião Caetano de Sousa Filho, formavam o Grupo Teatral Bons Amigos, que com peças teatrais escritas e apresentadas por eles mesmos, lotavam o Auditório Monsenhor Uchôa e auditórios outros em várias cidades do norte do Piauí. Adolescentes que marcaram época e tornaram-se exemplo da sua geração.

Atualmente Osmália Lira é professora em Barras, responsável pela educação de futuras gerações.
Reações:

Postar um comentário

 
Top