Na tarde desta Segunda-feira (14) os desportistas da cidade de Água Branca que ficariam à frente do Fluminense Esporte Clube para disputa do Campeonato Piauiense da Segunda Divisão, desistiram do registro do clube na competição.

O Fluminense Esporte Clube tem sede em Teresina, foi fundado em 31 de Janeiro de 1938. Filiado a Federação de Futebol do Piauí, foi campeão piauiense da segunda divisão em 1967 e há décadas não disputa competição profissional.

Há dois meses houve o interesse de empresários e desportistas de Água Branca, cidade distante 90 Km ao sul de Teresina, em reativar o departamento profissional do Fluzão do Piauí, mantendo sua sede em Água Branca. O clube deve a Federação de Futebol do Piauí – FFP a quantia de R$ 10 mil, os desportistas de Água Branca ficaram de pagar a dívida para que o Fluminense pudesse disputar a segundona, e chegaram até a participar de reuniões na FFP envolvendo os clubes interessados.
 
O objetivo dos desportistas aguabranquenses era de que o Fluminense Esporte Clube ficasse com sede na cidade por tempo indeterminado, inclusive com a base Sub 15, Sub 17 e Sub 19. Mas não houve acordo para que a base saísse de Teresina, onde há trabalhos no Bairro Matadouro, zona norte da Capital. A não aceitação da saída da base de Teresina para Água Branca foi o motivo pelo qual houve a desistência, já que os desportistas de Água Branca só ficariam com o profissional se a base também viesse junto.

Alegam os dirigentes de Água Branca que a base Sub 15, Sub 17 e Sub 19 ficando na cidade, iria ser feito um trabalho esportivo e social entre os jovens e esse era um dos grandes focos do projeto. Água Branca sediou nos anos de 2009, 2010 e 2011 um bem sucedido núcleo de futebol júnior do Barras Futebol Club, e era nos moldes do trabalho realizado à época do Barras que se pretendia fazer agora com o Fluminense.

Lourival Junior, Secretário de Esporte da Prefeitura de Água Branca, falando ao Tribuna de Barras disse que: “Conversamos com o  Rossini de Sousa  Lima, presidente do Fluminense, informamos que não tínhamos mais interesse em sediar o Fluminense em Água Branca.  Iremos agora procurar filiar na FFP como amador o Água Branca Futebol Clube, fundado em 25-03-2012, disputar provavelmente o Campeonato Piauiense Sub 15 deste ano e no próximo ano procurarmos federá-lo como profissional. Estamos conversando com o Leal Filho, presidente do Esporte Clube Timon, com quem já tivemos uma parceria no Campeonato Piauiense Sub 19 deste ano, e continuarmos com essa parceira na segunda divisão”.

Com a desistência do Fluminense apenas 5 clubes devem disputar o Estadual da 2ª Divisão este ano: Oeiras, 4 de Julho, Comercial, Ferroviário e Timon. Essas agremiações têm até esta Sexta-feira, 15 de Julho, para oficializarem registro na FFP.

Reações:

Postar um comentário

 
Top