Eles são da conhecida Escolinha de Futebol de Base Talentos da Capivara, sediada na cidade de São Raimundo Nonato, sul do Piauí, região onde fica o Museu do Homem Americano, patrimônio histórico da humanidade, visitado por turistas do munto inteiro e onde também está o Aeroporto Internacional da Serra da Capivara, um dos mais bonitos do Nordeste. Jair (filho de São Raimundo Nonato) e Mikael e Matheus (filhos da cidade de Oeiras), revelações do futebol do sul do Estado, vestem agora a camisa do Clube Atlético Mineiro, de Belo Horizonte-MG, uma das mais tradicionais agremiações do futebol brasileiro.

O "Talentos da Capivara", como é mais conhecido o time, é dirigido pelo desportista Jailton Silva, tem como técnico Juarez de Sousa Vila Nova e sobrevive às custas de patrocínios de comerciantes e políticos de cidades da região de São Raimundo Nonato, distante 530 quilômetros de Teresina, capital do Piauí. Em muitos momentos Jailton Silva tira dos seus próprios recursos o sustento do time, num trabalho de extremo cunho social, onde a maioria dos jogadores entre 13 e 18 anos, é  oriunda de famílias pobres residentes no semi árido piauiense.

A distância de Teresina faz com que o Talentos da Capivara seja mais conhecido em outros estados nordestinos que no próprio Piauí, já que a mídia se concentra mais na Capital e na maioria quase que absoluta não valoriza o futebol de base e nem seus jovens talentos, situação de desprestígio sentida até pelos atletas juvenis dos clubes profissionais de Teresina. Mas o desprezo da quase totalidade da imprensa esportiva piauiense e a falta de apoio oficial, não desestimula a direção do Talentos da Capivara e nem os seus mais de 80 atletas. Eles participam anualmente das mais conhecidas competições de futebol de base disputadas nos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe, em muitas das vezes levantando taças de campeões e com a bandeira do Piauí sobre os ombros numa real simbologia de amor a terra natal. 



Em Dezembro de 2015 o Talentos da Capivara disputou pela primeira vez uma competição em Teresina, foi a Copa Terra do Sol, que reuniu clubes de diversos estados das regiões Norte e Nordeste e com cobertura exclusiva do tribunadebarras.com, clique no linque a seguir e veja matéria do Tribuna de Barras sobre a passagem dos jogadores do Talentos da Capivara por Teresina em Dezembro de 2015 quando da disputa da Copa Terra do Sol, http://www.tribunadebarras.com/2015/07/time-que-disputa-copa-terra-do-sol-de.html

Muitos atletas juvenis tem saído nos últimos cinco anos do Piauí sem que a imprensa piauiense saiba, e de repente surgem como profissionais em clubes brasileiros dos mais diversos. Para se ter uma ideia só no time do Salgueiro, de Pernambuco, atuam quatro piauienses das cidades do sul do Estado e nenhum deles esteve em time profissional do Piauí nem em categorias de base!

Abaixo, fotos de formações do Talentos da Capivara em disputa de competições em outros estados da Região Nordeste.




Abaixo, veja imagens exclusivas do Talentos da Capivara, feitas pelo Tribuna de Barras durante da cobertura da Copa Terra do Sol, em Teresina.










Reações:

Postar um comentário

  1. Parabéns,desejo que Belo Horizonte os receba muito bem, que o bonito e inútil ENCANTADO AEROPORTO Int. SERRA DA CAPIVARA funcione logo para estreitar a distância. NÃO basta ser bonito, tem de FUNCIONAR, receber TURISTAS, gerar empregos, oportunidades para todos. ÁAAS

    ResponderExcluir

 
Top