Na garantia de incentivar a leitura e oportunizar que muitas crianças adentrem no universo mágico das letras, a Prefeitura de Oeiras, cidade do centro-sul do Piauí,  iniciou no último dia 04 de Março a temporada do Piquenique da Leitura 2016. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Biblioteca Municipal de Oeiras e a Secretaria Municipal de Educação.
Na primeira edição deste ano ocorreu na Praça das Vitórias e recebeu a visita dos alunos da Escola Municipal Lourenço Barbosa Castelo Branco (Maçonaria). De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira, o Piquenique da Leitura faz parte do Programa de Democratização e Incentivo à Leitura, juntamente com a Hora da Contação e com a Biblioteca Itinerante.
O projeto tem como objetivo oferecer às crianças contato mais direto com o universo literário, através de leituras ao ar livre,  contação de histórias e atividades lúdicas diversas, propiciando lazer através dos livros. 
Segundo Carminha Rodrigues, uma das responsáveis pelo projeto de leitura, o jovem ou a criança que passa a ter contato com a leitura terá um melhor desempenho nos resultados da escola. Por conta disso a leitura precisa ser encarada com seriedade e um tempo de estudo precisa ser reservado para o ato de ler.
A ação acontece mensalmente em praças públicas, levando alunos de escolas diversas da rede municipal de ensino. Pais e comunidade em geral participam também da ação, onde parte do acervo literário da Biblioteca Municipal é exposto em varais e tapetes espalhados pelas praças, oportunizando o encontro da biblioteca com a comunidade.


Reações:

Postar um comentário

 
Top