Januário Manoel Ferreira, o popular Ginú, 90 anos, nascido em José de Freitas-PI, cidadão barrense por título honorário concedido pela Câmara de Vereadores, goleiro campeão do intermunicipal piauiense pela Seleção de Barras na década de 1960, barbeiro, é mais um cidadão que tem serviço prestado a Terra dos Governadores, que vive esquecido pela sociedade e pelas autoridades neste mundo de vaidades, onde a moral, a ética, os bons costumes, os valores que elevam o homem e a família, estão cada vez mais sendo colocados de lado... na lateral... para escanteio.

Numa cadeira de rodas e dizendo sentir-se abandonado pelos amigos, Ginú recebeu emocionado atletas de uma escolinha de futebol fundada e comandada pelo professor de educação física Arturo Carvalho Marques.

O educador Arturo Marques está solicitando dos barrenses ajuda financeira para comprar medicamentos para Januário Manoel Ferreira, pois a aposentadoria do "Mestre Ginú" é muito pouca e o dinheiro que recebe dá mal para sua alimentação e pagar contas de energia elétrica e água.

O desportista e comerciante José Lucas Furtado, pessoa de reconhecido dote humanístico, também se juntou a Arturo Marques na campanha a procura de ajuda ao ex-goleiro da Seleção de Barras.

A escolinha de futebol de Arturo Marques, formada na maioria por crianças carentes, também necessita de ajuda, como: bolas, coletas, cones. Arturo, com a consciência do dever cumprido como bom cidadão que é, prova sua honestidade dizendo que não recebe dinheiro para ajudar sua escolinha, só quer material esportivo e se possível ajuda com cestas básicas para os alunos mais pobres.

Que mais Arturo's possam aparecer na sociedade barrense. Barras precisa de quem olhe de verdade, sem demagogia, para suas crianças e jovens, que a cada dia estão se envolvendo mais no mundo das drogas, crime e até prostituição. Quando os políticos não resolvem, o povo deve arregaçar as mangas e fazer a sua parte.


Contatos telefônicos do Professor Arturo Carvalho Marques: (86) 99498-2682

99412-2595, operadora Claro.




Abaixo, biografia de Januário Manoel Ferreira, feita e 2010 pelo escritor e historiador barrense Reinaldo Barros Torres.

Nascido em 6 de Dezembro de 1925 na localidade Titária, região do Povoado Olinda, Município de José de Freitas-PI, Januário Manoel Ferreira, conhecido popularmente por "Ginú", considerado "O Maior Desportista de Barras em Todos os Tempos".

Cidadão Honorário de Barras, título que lhe foi concedido pela Câmara Municipal, projeto de autoria do vereador Osvaldo Alves da Silva, teve como seu orador oficial ao receber o título honorário na Câmara, o jornalista barrense Reinaldo Barros Torres. 

Ginú chegou a Barras no dia 28 de Julho de 1948 e desde então passou a trabalhar com escolinhas e times de futebol em nossa terra, fazendo com que esse esporte fosse aqui mais difundido.

Em sua terra natal, José de Freitas-PI, Januário Manoel Ferreira, que atuava como goleiro, defendeu as cores do Artístico Futebol Clube e do Cruzeiro Esporte Clube. Chegando a Barras logo vestiu a camisa nº 1 da Seleção de Barras, disputando vários Torneios Intermunicipais promovidos pela APCDEP - Associação Piauiense de Cronistas Desportivos. 

Abandonando sua carreira de jogador de futebol em 22 de Novembro de 1966, no jogo Seleção de Barras 3x0 Seleção de Piracuruca, quando foi considerado o melhor jogador em campo, Ginú passou a ser treinador de futebol formando algumas escolinhas em Barras e treinando a Seleção de Barras quando esta participava de Torneios Intermunicipais.

Casado pela terceira vez, Januário Manoel Ferreira tem 15 filhos e 47 netos e se diz muito feliz ao lado da sua esposa atual, Maria Ferreira da Silva. Foi funcionário público, trabalhou com casa lotérica durante 12 anos, foi barbeiro durante 3 décadas e atualmente é aposentado, tendo deixado a profissão de técnico de futebol.

Reações:

Postar um comentário

 
Top