O Tribuna de Barras destaca hoje (2), imagens da bonita cidade de Campo Largo do Piauí, situada a cerca de 70 quilômetros de Barras, após Nossa Senhora dos Remédios e Porto. O município foi criado em 1997 e possui população de 7.094 pessoas, estimativa do IBGE em 2015.

A cidade de Campo Largo segue o mesmo estilo das pequenas cidades piauienses, onde a tranquilidade reina, muitos dos habitantes se conhecem ou são parentes. O principal evento da cidade, além das festividades sociais do aniversário do município, são os já tradicionais festejos religiosos de São José, padroeiro de Campo Largo, com festa maior no mês de Julho. Antes a festa de São José era realizada no mês de Março (dia 19 é o Dia de São José), mas por ser um período chuvoso e as estradas de acesso a Campo Largo ficarem de ruim trafegabilidade, a Igreja Católica adotou na cidade o mês de Julho para se louvar ao Santo Padroeiro.  A Paróquia de São José de Campo Largo do Piauí foi fundada em 2013, antes era apenas área pastoral.

O esporte, em especial o futsal, fez com que a cidade de Campo Largo se tornasse conhecida em todo o Estado. O time que leva o nome da cidade é o atual vice-campeão piauiense de futsal, perdeu a final no crepúsculo do mês de Dezembro de 2015 para o Parma, de Teresina, em jogo realizado na cidade de Miguel Alves.

Margeando o Rio Parnaíba, que separa o Piauí do Maranhão, os campolarguenses tem a satisfação de ver todo dia o sol descendo sua cortina de luz sobre as águas do Velho Monge num por do sol dos mais belos. Distante de Teresina 190 quilômetros, muitos dos seus filhos moram na Capital, como os filhos da maioria das cidades da região norte do Piauí. O comércio ainda é pequeno, mas mantem-se como uma das forças da economia do município, onde a agricultura, bovinocultura e caprinocultura também são partes importantes. 

Abaixo, mostramos fotos da cidade de autoria de Rômulo Aécio e Elton Lima. Texto: Reinaldo Barros Torres, escritor membro da Academia de Letras do Vale do Longá.





















Reações:

Postar um comentário

 
Top