Reportagem do longah.com foi a grande vencedora do 1º Prêmio Cooperativista de Jornalismo Piauiense. Concorrendo com grandes portais, o regional longah.com saiu na frente com matéria escrita pela jornalista Maria Carcará: "Cooperativismo: escola em Barras é destaque no país e transforma realidade da região", sobre a experiência exitosa do Colégio Práticus, na cidade de Barras. Em 2° na categoria lugar na categoria ficou o Portal TVcanal13 e em 3° o cidadeverde.com.
sescoop
A premiação acontecerá dia 11 de dezembro, em solenidade no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina.
O 1º Prêmio Cooperativista de Jornalismo Piauiense foi lançado Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PI) e a unidade estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/PI). O prêmio, com patrocínio e apoio institucional de cooperativas do estado, tem o objetivo de reconhecer o papel da imprensa e seu compromisso com a agenda do desenvolvimento do país, além de contribuir e estimular a educação cooperativista, divulgando projetos e ações econômicas e sociais realizadas pelas cooperativas piauienses.
Na modalidade Impresso (Jornal/Revista), as jornalistas Cíntia Lucas e Thauana Cavalcante, do jornal Diário do Povo, obtiveram o primeiro lugar com a reportagem “Cooperativas de táxi são exemplo de como a união pode transformar a realidade”, e em segundo lugar a jornalista Glenda Uchôa, do jornal O Dia, com a série “Cooperativismo contribui para transformar a vida de produtores” e “União de profissionais possibilita expansão de cooperativa de táxis”.

maria
A jornalista e professora universitária Maria Carcará, editora do longah.com

Os vencedores na modalidade Rádio, foram os jornalistas Rodrigo Carvalho, da FM Universitária, e Fábio Brito, da FM Cultura de Teresina. Carvalho conquistou primeiro e terceiro lugares com as reportagens “Cooperativas de táxi se qualificam e aumentam clientela” e “Apicultores do semiárido piauiense se unem e formam uma das maiores cooperativas do Brasil”; e Brito ficou em segundo, com a reportagem “Cooperativa fortalece a produção e amplia o consumo de cajuína no Piauí”.
Na modalidade Internet, alcançaram a primeira, segunda e terceira colocação, respectivamente, os jornalistas Maria Carcará (Longah.com), Dani Sá (TvCanal13) e Rayldo Pereira (CidadeVerde.com), com as reportagens“Cooperativismo: escola em Barras é destaque no país e transforma realidade da região”, “Cooperativa gera emprego e contribui para o desenvolvimento do Piauí” e “Taxistas usam cooperativismo para driblar a crise e mudar realidade”.
Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora formada pelos professores doutores Ionio Silva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Washington Moura, da Faculdade Estácio/Ceut; Orlando Berti, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi); e pela professora especialista em Gestão em Processos Comunicativos, Telejornalismo e Marketing Político, Teresa Val. A comissão levou em conta os critérios de coerência com o tema proposto, construção da notícia, formas de falseamento, estilo e forma. O 1º Prêmio Cooperativista de Jornalismo Piauiense aborda o tema“Cooperativas: alternativa para o desenvolvimento econômico e social do Piauí”.
O gestor do SESCOOP/PI, FlodoaLDO Alencar, diz que é importante reconhecer e valorizar publicamente as virtudes jornalísticas e pessoais dos repórteres, como coragem, determinação, perseverança, senso de oportunidade e isenção, “pois eles são fundamentais para que a sociedade conheça o cooperativismo e reconheça esse segmento que cria, incentiva oportunidades e promove o bem estar econômico e social das pessoas”.
O Sistema OCB/SESCOOP do Piauí organiza, fortalece e promove o desenvolvimento das cooperativas e de seus dirigentes, cooperados, familiares e empregados por meio da qualificação e aperfeiçoamento profissional. No Piauí, existem 70 cooperativas distribuídas de Norte a Sul em todo o estado.
O gestor explica que, a exemplo do que já vem sendo realizado pelo Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Amazonas, o SESCOOP do Piauí decidiu incluir em suas atividades uma ação que estimule e valorize a produção de trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa estadual relativos ao cooperativismo do Piauí.
Reações:

Postar um comentário

 
Top