O Campeonato Piauiense de Futebol  da 1ª Divisão em 2016 vai começar mais cedo: 30 de Janeiro. A data foi divulgada na tarde desta Terça-feira (3) durante assembleia entre os clubes na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP).
 Comparado ao torneio deste ano, a principal competição do Estado acabou antecipada em 45 dias – o Piauiense 2014 iniciou no dia 14 de Março – e vai ter mais clubes, no mínimo oito, diferente dos somente seis que disputaram o título da temporada. River, Flamengo-PI, Parnahyba, Caiçara, Piauí Esporte Clube e os dois que conquistarem o acesso na Segunda Divisão vão brigar pela taça de campeão. O Cori-Sabbá ainda decide se participa ou não do Estadual 2016. A previsão é que o campeão estadual seja conhecido no dia 8 de maio.    
Com a possível desistência do Cori-Sabbá, que está licenciado da 1ª Divisão, portanto pode voltar na mesma 1ª Divisão, fontes do Tribuna de Barras junto a FFP dão conta de que quatro e não três clubes da 2ª Divisão poderão ter acesso a 1ª em 2016, isso para que a competição não fique com número impar de clubes (9), passando a ter 10 clubes. Já se o Cori-Sabbá resolver voltar a disputar a 1ª Divisão, apenas três clubes terão acesso, por enquanto conforme a tabela de classificação da segundona, seriam: Picos, Altos e Oeiras. Se o Cori-Sabbá desistir,  "no momento" , entraria o Timon.
Além da antecipação do Campeonato Piauiense para Janeiro, o torneio vai ser “concorrido” com outras duas competições nacionais: a Copa do Nordeste (que começa dia 14 de Fevereiro, River e Flamengo-PI participam), a Copa do Brasil (primeira fase em Maio, Rive e Parnahyba competem). Em 2014, o Campeonato Piauiense não entrou em choque com outras datas.  
Previsão de datas futebol 2016

Piauiense: 30/01 a 08/05
Nordestão: 14 de fevereiro
Copa do Brasil: março
Série D: 29 de maio
Série C: 22 de maio
- Foi uma conversa preliminar, mas foram repassados datas e regulamento. Vamos analisar a forma de disputa do campeonato, dar uma olhada no regulamento anterior e ver o que pode ser mudado. É muito bom o início nesta data (30 de Janeiro) porque teremos dois clubes disputando um Campeonato Brasileiro, um na Série D e o River na Série C. É uma boa para planejar o ano e não termos surpresas – explicou o presidente do Flamengo-PI, Tiago Vasconcelos, em entrevista à Rádio Antares.  
O campeão do Piauiense de 2016 garante vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2016, previsto para iniciar no dia 29 de Maio – também mais cedo do que a competição de 2014, iniciada no dia 12 de Julho. 
O River Atlético Clube, que tem no primeiro semestre quatro competições, vai estrear na Série C do Campeonato Brasileiro no mês de Maio, possivelmente na segunda quinzena. O Galo Piauiense irá disputar o tricampeonato estadual, a Copa do Nordeste,  Copa do Brasil e a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.
No segundo semestre, o futebol piauiense reserva datas para os torneios de base, o futebol feminino e a Segunda Divisão. Uma segunda assembleia entre os clubes acontece no dia 19 de Novembro para fechar as datas. Até o dia 24 de Novembro a tabela do Campeonato Piauiense será divulgada pela FFP.    
(*) Com informações adicionais do globoesporte.com/piaui
Reações:

Postar um comentário

 
Top