O futebol piauiense era o único do Nordeste que só disputava a Série D do Brasileirão. O River virou esse jogo, mas terá muito trabalho em 2016 para fazer juz ao acesso conquistado. 
Como será a Série C?
A Série C é disputada em dois grupos de 10 equipes cada, divididas regionalmente. Em 2015, Norte, Nordeste e Centro-Oeste fizeram o Grupo A, enquanto times do Sul e Sudeste jogaram no Grupo B. 
Se mantido esse formato, o grupo do Galo na Série C 2016 terá:
ASA (AL)
América (RN)
Botafogo (PB)
Confiança (SE)
Cuiabá (MT)*
Fortaleza (CE)
Remo (PA) - subiu da Série D
River (PI) - subiu da Série D
Salgueiro (PE)
*ABC (RN) e Ceará (CE) estariam hoje rebaixados da Série B. Se isso se confirmar, as duas equipes devem se juntar ao grupo do River, mandando o Cuiabá (MT) para a outra chave (suposição do blogueiro). 
Despesas de transporte, hospedagem e alimentação durante as viagens ficam a cargo da CBF.
Mudanças no futebol piauiense
Com o River na Série C, outro time piauiense terá o direito de disputar a Série D em 2016. 
Se o River for rebaixado em 2016 (bate na madeira), terá o direito de tentar o acesso novamente, sem prejudicar a vaga já destinada a um representante do Piauí.
A Federação de Futebol do Piauí vai ter de se adequar ao calendário nacional. Com isso, as competições de 2016 devem ocorrer nas seguintes datas:
Campeonato Piauiense - entre 31/01 e 08/05 - neste ano começou em março
Copa do Nordeste - de 12/02 a 01/05
Copa do Brasil - de 16/03 a 30/11
Brasileirão Série C - de 22/05 a 6/11
Caso a FFP mantenha o Campeonato Piauiense em março, terá de adaptar a tabela em todos os dias de jogos do River. Durante a Copa do Nordeste, o Galo jogaria o Estadual nos finais de semana. Quando a Série C começar, os jogos do tricolor passariam a ser no meio de semana. 
Se o River não ganhar o Campeonato Piauiense, terá de disputar a Copa Piauí para tentar a segunda vaga do estado na Copa do Brasil, que deve ocorrer no mesmo período da Série C. Como a terceira divisão tem jogos sempre aos finais de semana, as partidas do Galo na Copa Piauí teriam de ser no meio de semana. 
A fiel torcida do River Atlético Clube

(*) Texto: Fábio Lima, Cidade Verde
Reações:
 
Top