Nessa Quarta-feira (28), a Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fechou a campanha do Outubro Rosa na cidade com uma caminhada pelas principais ruas e avenidas. Água Branca fica distante 210 Km ao sul de Barras.  Cerca de 800 mulheres participaram da passeata, utilizada como estratégia para chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero.
Além da equipe da SMS, a equipe da Secretaria Municipal de Esportes também participou da caminhada. O ponto de partida foi a Praça Zeca Sales, seguindo pela Avenida José Miguel e encerrando na Academia de Saúde do bairro Poeirão. Todos os participantes tiveram um aulão de Zumba, ministrado pela educadora física Elma Soares, da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“Fiz questão de participar dessa caminhada, pois compreendo a importância da conscientização das mulheres para esse problema tão sério, que incide de maneira tão forte. Ações como essas são necessárias e louváveis”, avalia Jonas Moura, prefeito de Água Branca.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Margareth Pimentel, a programação serviu para alertar as mulheres da importância do autoexame das mamas. “Com o autoexame, a mulher pode detectar qualquer sinal estranho e procurar o médico. Com exames específicos, as chances de cura são muito maiores. No caso do câncer do colo de útero, a chance de cura é total”, ressalta Margareth Pimentel.


(*) Reportagem: Ayres Pimentel, especial para o Tribuna de Barras

DSCN1881.JPG

DSCN1855.JPG

DSCN1875.JPG

DSCN1859.JPG

DSCN1882.JPG

DSCN1891.JPG

DSCN1916.JPG

DSCN1921.JPG

DSCN1928.JPG

DSCN1994.JPG

DSCN1980.JPG

Reações:

Postar um comentário

 
Top