A advogada barrense Conceição Carcará compõe, como Conselheira Estadual, a Chapa 02 que disputa a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí. A chapa 02, encabeçada pelo jovem advogado e procurador Dr. Chico Lucas, que tem como vice o também jovem advogado e professor Dr. Luca Villa, representa a oposição a atual gestão da Ordem que encontra-se no comando da instituição há 10 anos.


Dra. Conceição Carcará, juntamente com outras advogadas que compõe a chapa 02, representam a luta da mulher advogada. A história de lutas pela defesa dos direitos dos cidadãos encampadas pela Dra. Conceição Carcará é marcante e condiz com a contribuição desta profissional para a advocacia barrense e piauiense. Formada pela Universidade Federal do Piauí, enfrentou grandes dificuldades na década de 80 frente a uma sociedade machista que ainda resistia às conquistas dos direitos das mulheres.

Com destacada atuação na área criminal, galgou respeito junto ao Poder Judiciário pela condução enérgica na defesa dos direitos de seus clientes, bem como assegurando as advogadas, por meio do espaço conquistado, igualdade de tratamento entres os profissionais da categoria junto as instituições públicas. Zelando sempre pela suas origens, exerceu e exerceu seu munus público junto àqueles que ainda são desamparados pela Justiça na cidade de Barras.

“Atualmente, a cidade de Barras conta com um Fórum que maltrata os direitos dos cidadãos pelas condições precárias com que a estrutura física do fórum se encontra. Além disso, os advogados barrenses não possuem condições de defender os direitos dos seus cidadãos, pela sala dos advogados que não atende a todos os profissionais, pela falta de estrutura física do fórum, pela falta de funcionários, além da alta rotatividade de juízes que a comarca possui, o que impossibilita a efetivação do acesso a justiça. Nossa comarca barrense está abandonada, e nossos colegas advogados sofrem com esta situação, enquanto a atual gestão olha apenas para Brasília e esquece dos profissionais do estado do Piauí, em especial de Barras” assinalou a advogada Conceição Carcará que ainda expôs a necessidade de não apenas ser apontadas as falhas e cobrar soluções, mas também de buscar junto às instituições públicas meios de resolver os problemas que afetam os profissionais.

Outra contribuição para a advocacia piauiense é que o sócio e filho da Dra. Conceição Carcará, Dr. Thiago Carcará, atua profissionalmente como advogado seguindo os passos da mãe, e constrói a formação dos profissionais liberais, como docente e coordenador do Curso de Direito. “Os conhecimentos repassados aos alunos do Curso de Direito, acabam sendo esvaziados com as dificuldades encontradas no dia a dia da advocacia. A Ordem deve atuar de forma contínua em prol do exercício independente em defesa dos direitos e da sociedade, sendo pró-ativa. As doutrina jurídicas somente podem se efetivar com a atuação independente do advogado que é função essencial a Justiça como assevera nossa Constituição” Assinala o jovem advogado.


A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí ocorre dia 21/11, e todos os advogados inscritos na ordem e em dias com sua anuidade podem votar.
Reações:

Postar um comentário

 
Top