Vista parcial de Teresina, a bela capital do Estado do Piauí


Será no Auditório da Uninovafapi, zona leste de Teresina, a  solenidade de entrega das placas das novas ruas da capital piauiense. O evento acontecerá às 19 horas desta Quarta-feira, 19 de Agosto. A Uninovafapi tem endereço à Rua Vitorino Fernandes nº 6123, Bairro Uruguai.

Na oportunidade o prefeito de Teresina, Firmino Soares da Silveira Filho, entregará placas comemorativas às famílias dos homenageados com seus nomes nas ruas.  A solenidade será seguida de um coquetel de confraternização.



Auditório da Uninovafapi, local da solenidade


Cinco barrenses serão eternizados com seus nomes em ruas de Teresina, que assim serão chamadas: Rua Gonçalo Soares Monteiro, Rua Maria Inêz Barros Torres, Rua Vitória Lima da Silva, Rua Mundico Carcará e Rua Mauro Carvalho Barros.

Gonçalo Soares Monteiro trabalhou por muito tempo na Sucam, em Barras. Aos vinte e poucos anos, ingressa no antigo DENERU (hoje, Fundação Nacional de Saúde). Como “mata-mosquito”, percorre quase todo o Piauí, aportando em Barras em 1966, onde se casa com Rosa Maria Pires Lages, em 1967. Vem a ser o pai do escritor Dílson Lages Monteiro (imortal da Academia Piauiense de Letras e Academia de Letras do Vale do Longá), de Dércio Lages Monteiro, Manoel Lages Monteiro e Dário Lages Monteiro. Oriundo de família de fazendeiros do Médio Parnaíba Piauiense, concetradas entre Amarante e Água Branca, onde nasceu, Gonçalo Soares Monteiro era filho de Manuel Barbosa do Rêgo Monteiro e Laudelina Soares Ribeiro.

Maria Inês da Cunha Barros Torres nasceu em Barras no dia 21 de Agosto de 1945, filha do comerciante Raimundo de Sousa Barros (dono da Casa Barros, loja especializada na venda de tecidos, porcelanas e artigos de mobília domésticos) e da professora Rosa da Cunha Barros.  Foi professora por vários anos na extinta Unidade Escolar São José (Patronato) e funcionária da AGESPISA - Águas e Esgotos do Piauí S/A, em Teresina. Vem a ser a mãe do jornalista e escritor Reinaldo Barros Torres (editor do Tribuna de Barras e imortal da Academia de Letras do Vale do Longá e da Academia de Letras da Região de Sete Cidades), de Adriana Maria Barros Torres e Rogério Barros Torres. Os pais de Maria Inês, Raimundo de Sousa Barros, Rosa da Cunha Barros e o irmão Roberto da Cunha Barros já são nomes de ruas em Teresina.

Vitória Lima da Silva, exemplo de mãe de família dedicada a sua prole, morou sempre no Bairro Xique-Xique, em Barras. Católica fervorosa ajudava nos eventos religiosos e sociais do seu bairro, em especial os ligados a Igreja de São Raimundo Nonato. Após poucos anos de casada, teve que criar os filhos sozinha e com o que recebia como fruto do seu trabalho, conseguia além de alimentar bem os 5 filhos, dar-lhes a educação necessária e criá-los dentro dos moldes que a sociedade da época exigia. Conseguiu formar três filhos, entre os quais o engenheiro Manoel Antônio da Silva, o Manoel do PT, ex-vereador de Barras.

Mauro Carvalho Barros nasceu em Barras no dia 30 de Agosto de 1965. Empregado da Prefeitura de Teresina e comerciante na capital piauiense. Filho de Francisco de Assis da Cunha Barros e Maria Alice Carvalho Barros. Era casado com Wilma Lourdes de Castro Barros, de cujo consórcio nasceram os filhos Franklin Vinícius de Castro Barros (advogado) e Lia Kelly de Castro Barros (assistente social).

Mundico Carcará (Raimundo Carcará da Silva), deixou extensa descendência. A viúva Francisca Carcará ainda hoje  vive no Bairro São João, em Teresina. Ela continua bastante lúcida, apesar dos 90 anos. Mundico Carcará era bem conhecido em Barras e Teresina pelo bom humor e alegria de viver. Deixou doze filhos, entre eles a conceituada advogada Conceição Carcará e o empresário Robert Brown Carcará da Silva (atual vice-presidente da Federação de Futebol do Piauí). É ainda avô da jornalista e professora universitária Maria do Socorro Carcará, editora do longah.com. Em Barras, já havia sido homenageado com a Galeria Raimundo Carcará, um prédio de apartamentos residenciais e comerciais, onde funcionava a famosa Mademoiselle C.






Reações:
 
Top