Vista parcial da Praça Senador Joaquim Pires, 
a sala de visitas de Barras


O crack está em quase todos os municípios do Piauí. De acordo com o mapa divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), são 21 cidades afetadas em alto nível com a presença da droga, entre eles, Barras. Outras 64 apresentam nível médio e 54 têm baixo nível da presença do crack.


Os números podem ser ainda maiores, já que 85 municípios não repassaram as informações à CMN, a exemplo de Teresina e Parnaíba. Os dados estão disponíveis no site Observatório do Crack e são alimentados a partir de registros concedidos pelos próprios municípios. O mapa mostra o grau dos problemas relacionados à circulação da droga nas cidades do Estado.
Entre os municípios que mais possuem problemas com o crack estão aqueles com grande número de habitantes, como Esperantina, Barras, Altos e Campo Maior. Por outro lado, algumas cidades pequenas também registram alto nível de presença da droga, como Paquetá, Fartura do Piauí, Simões e Francisco Santos.
O Comandante da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto, avalia o estudo como uma “realidade triste” que afeta todo país. “Há 20 anos a droga era a maconha. Hoje o crack faz parte da maioria das cidades e várias pessoas se tornaram dependentes dele. Mais de 80% dos pequenos furtos são realizados por usuários de crack. Em operações, a PM já apreendeu mais de 1 tonelada de drogas em Teresina e no interior só neste ano”, relatou o Comandante.
Para o Coronel, o Piauí ainda não possui uma rede de tratamento capaz de auxiliar no combate às drogas. “O Estado ainda não tem a estrutura adequada e necessária para o tratamento dos usuários”, lamenta Carlos Augusto.
A maioria dos municípios atingidos pelo tráfico não possuem um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que realiza tratamento com usuários de drogas e busca a ressocialização do indivíduo. Dentre as 21 cidades afetadas em alto nível, apenas quatro delas – Campo Maior, Altos, São Pedro do Piauí e Amarante – possuem Caps.
Relação das cidades com alto nível de presença do Crack:
Bom Princípio
Esperantina
Barras
Campo Maior
Altos
Palmeirais
São Pedro do Piauí
Amarante
São José do Piauí
Paquetá
Santa Cruz do Piauí
Francisco Santos
Campo Grande
Simões
Guadalupe
Fartura do Piauí
Morro Cabeça do Tempo
Monte Alegre do Piauí
Baixa Grande do Ribeiro
Curral Novo do Piauí
Reações:
 
Top