A Copa Piauí, competição que ocupa o calendário do futebol profissional do Estado no segundo semestre, conheceu nesta Quinta-feira (25), sua fórmula de disputa: pontos corridos. O campeão do torneio, que garante a segunda vaga para a Copa do Brasil 2016, será conhecido após 12 datas. A previsão é de a bola rolar a partir do dia 16 de Agosto, mas a data pode ser flexível de acordo com a tabela do River na Série D do Campeonato Brasileiro. No congresso técnico, realizado na sede da FFP - Federação de Futebol do Piauí, apenas uma indefinição: a participação do Flamengo-PI. Tiago Vasconcelos, presidente do Rubro-Negro Piauiense, pediu um prazo à entidade – até o dia 3 de Julho – para analisar a situação do clube, mas é quase certa a participação do Mengão do Piauí, que caso não participe pagará multa de R$ 50 mil a mentora do futebol mafrense. Caso o Esporte Clube Flamengo desista, a vaga será do 4 de Julho, sexto colocado no Campeonato Piauiense. Parnahyba, Caiçara e Piauí confirmaram participação. Os clubes só poderão escalar jogadores sub-23.   
Conselho técnico definiu formato da Copa Piauí 2015 (Foto: Josiel Martins)Conselho técnico definiu formato da Copa Piauí 2015 (Foto: Josiel Martins)

- Ouvimos a Federação e os clubes, pedindo um prazo. A questão não é que não queremos participar, mas sim saber se temos condições. Estamos recebendo o clube em situação crítica em todos os aspectos e vamos fazer aquilo ao nosso alcance. Nosso objetivo é levar o time o mais rápido para o campo, ou seja, para sua torcida, e fazer um time competitivo. Isso foi o que prometi. Pedimos compreensão pelo atual momento que vivemos – opinou o presidente Tiago Vasconcelos, que é vereador de Teresina.
A ausência do Flamengo-PI poderia impedir a realização da competição, que por ser seletiva da Copa do Brasil 2016 obrigatoriamente deve ter quatro times em disputa. Em 2014, por exemplo, ela não aconteceu por falta de clubes interessados. A FFP, entretanto, tem um plano em caso de desistência rubro-negra: chamar o 4 de Julho. O Colorado demonstrou interesse e, assim, está “na reserva”. Três sistemas de disputa foram analisados pelos presidentes Jacob Mesquita Júnior (Piauí), Batista Filho (Parnahyba) e Francisco Ispo (Caiçara): turno e returno; mata-mata e pontos corridos, consenso entre a maioria.  
- Existem alguns probleminhas para o Flamengo-PI resolver. Os clubes concordaram em conceder esse prazo. Se tiver uma decisão contrária, chamaremos o 4 de Julho que pode participar do torneio. Não trabalhamos com a alternativa (ausência do Colorado).  De qualquer forma, a Copa Piauí 2015 vai sim acontecer.
(*) Josiel Martins, Globo Esporte
Reações:
 
Top