Cerca de um milhão e meio de pacientes da Região Entre Rios serão beneficiados com o transporte gratuito para procedimentos de consultas e exames. A Secretaria de Estado da Saúde adquiriu 30 micro-ônibus que ficarão a serviço de pessoas em 31 municípios. Barras mesmo ficando na região chamada pelo Governo Wellington Dias (PT) de "Entre Rios", não foi contemplada com o transporte, a falta de prestígio dos políticos barrenses, que não têm força além do território da Terra dos Governadores, mais uma vez prejudica a população. Barras é o sétimo maior município do Piauí em população e tem carências alarmantes na área de saúde.

O transporte será feito para Teresina ou outras cidades mais próximas que sejam referência em atendimento de média e alta complexidade.

"Os usuários do SUS, através de um agendamento, poderão ter acesso a consultas especializadas e procedimentos de média e alta complexidade. Através de um sistema de logística, que vai fazer a gestão do transporte eletivo, os pacientes poderão sair da sua cidade para ter um melhor tratamento. A maior demanda será para Teresina, mas nossa expectativa é que- com essa parceria com os municípios- possamos levar para outros pontos estratégicos desse território ,consultas e exames especializados", disse o secretário estadual de Saúde, Francisco de Assis Costa.


Os veículos devem estruturar o Sistema de Transporte de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e foram adquiridos através do QualiSUS, projeto do Governo Federal de qualificação e atenção à Saúde com recursos do Banco Mundial com investimento de R$ 7,1 milhões.
O gestor explica que haverá uma equipe específica para gerenciar o transporte eletivo. "Haverá uma sintonia com as secretarias municipais e a Central de Regulação em Teresina para que se possa otimizar e aproveitar o serviço na maior capacidade", explica o secretário. 
O transporte de pacientes eletivos vai beneficiar pessoas que vivem nas cidades de Teresina, Alto Longá, Beneditinos, Curralinhos, Demerval Lobão, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Palmeirais, Pau D’Arco do Piauí, Altos, José de Freitas, Agricolândia, Angical do Piauí, Barro Duro, Hugo Napoleão, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Olho D’Agua do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro do Piauí, Miguel Alves, União, Jardim do Mulato, Nazária, Água Branca, Amarante, Coivaras e Regeneração.
(*) Gaciane Sousa, Cidade Verde. Texto com alterações da editoria do Tribuna de Barras.

Reações:
 
Top