O Aeroporto do município de São Raimundo Nonato, distante 525 km da capital Teresina, foi tema de reportagem no 'Bom Dia Brasil' desta quarta-feira (08/04). Apesar de ser um dos mais modernos do Nordeste, está há 17 anos em construção e sofre com a burocracia. Veja abaixo a reportagem na íntegra:

Interditado, área restrita e entrada proibida, é assim que está o aeroporto mais moderno do interior do Nordeste que teve a sua primeira liberação de verba para construção há 17 anos.
O aeroporto daria acesso à visitação do Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.
O museu da cidade de São Raimundo Nonato reúne um acervo incalculável dos fósseis de animais pré-históricos, mas o acesso pelas estradas é tão ruim que desestimula a vinda dos visitantes.
A chegada por via aérea seria a solução, mas a burocracia retarda a inauguração do aeroporto.
A pista do aeroporto de São Raimundo Nonato tem 1.650 metros de comprimento com 45 metros de largura, foi construída para receber aviões de grande porte, inclusive voos internacionais, mas o que se observa aqui, nesta área onde estão as faixas brancas para o pouso do avião, é que o concreto está contaminado por madeira.
vo1.png
O início da pista apresenta pequenas rachaduras com pedaços de madeira misturados com asfalto, mas a pista principal está em excelentes condições, pronta para receber os voos do Brasil e do exterior.
O terminal de passageiros é um dos mais modernos do país, embora ainda não esteja equipado, falta completar o sistema de iluminação e por enquanto, não há o abastecimento de água, que é coisa rara nesta região tão castigada pela seca.
vo2.png
A placa indica que o término das obras seria em 2013, mas existe sempre a esperança de que um dia os aviões possam chegar aqui depois de 17 anos de espera.
A Agência Nacional de Aviação Civil informou que fez uma inspeção no aeroporto em novembro do ano passado, que em dezembro mandou para o governo do Estado ema lista de pendências que ainda precisam ser resolvidas e o secretário de Transportes declarou que as providências já estão sendo tomadas através de uma licitação que está ainda em andamento.
vo3.png
vo4.png
vo5.png
vo6.png
vo7.png
vo8.png
vo9.png
Reações:
 
Top