Na história da música de Barras tem um personagem muito importante. Nos anos de 1960 surgiu em Barras, vindo do Maranhão, num conjunto de jovem-guarda um saxofonista que encantou a todos e em contra-partida, ele se encantou por Barras.

Estou falando do CLEÔMENES (Cleômenes Teixeira Santos).


Foi amor à primeira vista. Maranhense de Barra do Corda, nasceu no dia 15 de Janeiro de 1939 e faleceu no dia 11 de Novembro de 1997. Filho do casal Valdemar Santos e Dona Zelinda Teixeira Santos. Fixou residência na cidade de Barras onde constituiu família. Casou-se com Maria Beatriz da Conceição Ferreira (Boneca) de cujo enlace matrimonial nasceram quatro filhos: Stenio Ferreira Santos, Mardônio Ferreira Santos, Jose Adriano Ferreira Santos e Cleane Maria Teixeira Santos. Da sua geração hoje tem sete netos.


Em Barras fundou um conjunto que recebeu o nome de The Black Diamond (Diamante Negro). Foi Maestro por muitos anos da Banda de Música da Prefeitura (Lira Barrense / Band Jazz Marathaoan). Viveu em Barras aproximadamente por 20 anos.

Na sua trajetória musical integrou vários conjuntos e bandas, tais como: Conjunto João Sérgio - Campo Maior, Barbosa Show Bossa, Os Cartolas – Teresina, Nonato e Seu Conjunto - São Luís do Maranhão, Som 2.000 – Luzilândia - Piauí, Banda Musical da Prefeitura de Luzilândia, Banda Viva - São Luís – Maranhão.

Cleômenes tocava sax com maestria, mas também tocava violão e guitarra com o mesmo brilho. Era homem polido, de educação refinada. Tratava a todos com distinção, com elegância. Homem de boa conduta pessoal e profissional. Um homem do bem.

Após deixar Barras e retornar ao Maranhão foi professor de música da Escola Técnica do Maranhão, onde trabalhou até se aposentar.

Antes de falecer, em 1997, veio a Barras (acho que na Semana Santa) se despedir da cidade, de seus amigos e de uma legião de fãs, tendo ficado hospedado na casa do seu grande amigo Francisco Vieira de Carvalho, violonista dos melhores.


(*) Texto: Manoel Monte Filho, imortal da Academia de Letras do Vale do Longá
Reações:
 
Top