A Secretaria de Saúde de Barras, através da Coordenação de Vigilância Ambiental iniciam 2015 com ações de combate a Dengue e Chikugunya. Além das visitas/vistorias realizadas diariamente em todo município pelos agentes de endemias, entrega de panfletos e leques informativos  os mesmos também são colaboradores nas orientações dadas para deixar as pessoas em alerta e não acumular água em depósitos, vasilhames, latas, pneus, vasos, qualquer recipiente que possa acumular água parada.

        Ao encontrarem focos de mosquitos os mesmos são eliminados imediatamente pelos agentes/soldados da dengue e alertado o morador.

Em novembro de 2014 foi realizada uma reunião com todas as equipes de PSF de barras e todos os Agentes de Endemias pra informações pertinentes de combate a dengue e chikugunya e ações efetivas em nosso município: prevenção, sintomas, tratamento. Dias 07 e  14 de janeiro em parceria com toda equipe do PSF São Cristóvão, agentes de saúde,agentes de endemias, chefes de turma e coordenadora de vigilância ambiental uma reunião para ações de combates as doenças e um mutirão de combate ao mosquito da dengue, recolhendo depósitos em residências e terrenos que pudessem acumular água parada e proliferar o mosquito. 

O Secretario de Saúde de Barras, Dr. Antônio Carlos disponibilizou em ações extra juntamente com a coordenação de vigilância ambiental,  um caminhão para recolher pneus sem utilidade ( um dos maiores vilões da dengue, pois acumulam muita água com facilidade, são mais difíceis de esvaziar a água por conta do seu formato e geralmente ficam guardados a céu aberto ao abrigo do sol e das chuvas) em oficinas.

Está sendo feita também divulgação através de carros de som, alertando a população para o cuidado diário em suas residências, comércios e escolas. Já que o combate a dengue e chikugunya  são ações conjuntas de todos os setores do município juntamente com o cuidado particular e diário das pessoas em suas próprias residências. Não existe eliminação do mosquito transmissor da dengue no município sem a colaboração, apoio, ações,, preocupação e participação da própria população.

Além do trabalho diário e necessário para o combate a DENGUE E CHIKUGUNYA realizado pela prefeitura em parceria com secretaria de saúde e coordenação de vigilância ambiental contamos com o trabalho, apoio, vigilância , compromisso e responsabilidade também de todas as equipes de PSF ,preparadas, treinadas, comprometidas e preocupadas também com o combate a DENGUE E CHIKUGUNYA para que a população esteja bem assistida.


Secretário Municipal de Saúde: Antonio Carlos


Coordenadora de Vigilancia Ambiental: Layanna Correia


Coordenador dos Agentes de Endemias: Raimundo Furtado


Chefes de turma dos agentes de endemias: José Wilson Sousa e Alexandre Rodrigues.

(*) Texto: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Sáude do Município de Barras
Reações:
 
Top