A área protegida das Nascentes do Rio Parnaíba está maior. A presidente Dilma Rousseff sancionou no dia 12 de Janeiro de 2015 a Lei 13.090. Publicada dia seguinte no Diário Oficial, o texto determina a ampliação geográfica dos limites do Parque Nacional das Nascentes do rio Parnaíba, o maior rio original do Nordeste. Isso quer dizer: a Natureza ganhou mais espaço. Isto é Incrível. O Parque Nacional das Nascentes, localizado na divisa dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, assim ganhou 20.035 hectares. Cresceu de 729.813 hectares hectares para 749.848. A Lei, já em vigor, é de autoria do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). 

O Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e seu curso é divisa natural entre o Leste do Maranhão e o Oeste do Piauí. Após percorrer mais de 1.460 Km dividindo o Piauí do Maranhão, o Rio Parnaíba desemboca no Atlântico como o único Delta em mar aberto das Américas.


O Rio Parnaíba espalha-se pelos sertões ao formar a segunda maior bacia hidrográfica do Nordeste. A primeira é a do “Velho Chico”, Rio São Francisco. A iniciativa da ampliação objetiva garantir a preservação dos recursos naturais do parque e das centenas de nascentes. Uma delas, a mais alta, chamada de riacho Água Quente, é a que os geólogos consideram a que dá origem ao Rio Parnaíba. A vegetação que predomina na região das nascentes é a do Bioma do Cerrado e brejos de buritizais.

Com a ampliação foram incorporadas áreas das nascentes do Rio Corrente (Bahia), da Serra do Lajeado (Tocantins) e da Área de Proteção Ambiental do Jalapão (Tocantins).



(*) Fonte: Agência Brasil
Fotos: Alcide Filho
Reações:
 
Top