Quem anda pelas cidades piauienses, maranhenses e muitas outras do Norte e Nordeste do Brasil, especialmente as menores, fica assustado com o descaso das administrações públicas, onde prefeitos não cumprem com o papel para o qual foram eleitos e que as prefeituras além de servirem para enriquecerem grupos políticos com dinheiro do povo, também servem para perpertuar famílias no poder por várias gerações. No interior do Nordeste, a época do coronelismo nunca mudou, apenas modernizou-se na arte de roubar e ganhar os votos dos mais pobres e menos esclarecidos.

Delegacia de Polícia
Mas uma cidadezinha do interior do Piauí, localizada quase no centro do Estado, na Região do Médio Parnaíba Piauiense, fundada em 14 de Dezembro de 1995, é referência devido nela os políticos fazerem o inveso do que se ver na maioria, no quesito tratar bem a cidade e empregar de forma responsável os recursos públicos. São Miguel da Baixa Grande, população de 2.110 habitantes segundo o Censo de 2010 é o nome do pitoresco lugar arborizado com palmeiras de côco da praia, com praças bem cuidadas e ajardinadas. prédios públicos bem tratados. Até a delegacia de polícia se difere das outras cidades: salas confortáveis e até celas bem cuidadas.

Presos nas celas da delegacia? Há muito tempo não se ver! O povo vive feliz e ajunta-se nas praças, nas calçadas, em bons bate-papos sem ainda conhecer muito a não ser vendo pela televisão ou ouvindo no rádio, algo chamado "violência".

Desde a fundação de São Miguel da Baixa Grande, que uma das preocupações dos prefeitos que já administraram o município tem sido a urbanização e qualidade de vida. Mas como garantir qualidade de vida para o povo de um município tão pequeno e pobre e ainda com FPM na menor escala? A saída foi empregar decentemente os recursos públicos e tornar a comunidade aliada do poder público para que todos possam crescer juntos. E deu certo... e está dando certo.


E viva São Miguel da Baixa Grande!









Prefeitura de São Miguel da Baixa Grande


Terminal Rodoviário Manoel Damásio



Em confraternização a comunidade costuma reunir-se no adro da Igreja Matriz de São Miguel (Padroeiro do Município)


Mercado Municipal



Correios


Reações:
 
Top