Fundada em 23 de Setembro de 1978 a Academia de Letras do Vale do Longá - ALVAL é o segundo sodalício mais antigo do Piauí. Uma das mais tradicionais instituições de cultura do Estado, sediada em Barras e com atuação geográfica em 40 municípios, congrega no seu seio acadêmico os mais representativos nomes da inteligência da Região Norte do Piauí. É presidida pelo médico cardilogista, pesquisador, historiador e escritor José Itamar Abreu Costa, proprietário do Hospital Itacor - a maior referência em cardiologia do meio-norte do Brasil.

Na noite de 22 de Outubro de 2014 com lugar no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, em Teresina, o médico, poeta, professor, pesquisador Viriato Campelo, em noite de grande festa, tomou assendo na Cadeira 2 da ALVAL, antes ocupada por seu pai, o saudoso desembargador e escritor Tomaz Gomes Campelo e que teve como seu primeiro ocupante o notável poeta barrense Pedro Alves Furtado.

O acadêmico, poeta e escritor Gisleno Feitosa, conceituado médico ginecolista no Piauí, fez o discurso de recepção ao novel acadêmico Viriato Campelo, usando uma oração rica em detalhes e recebendo de pé os aplausos de todos.

O novel acadêmico Viriato Campelo
posando ao lado da acadêmica
Lisete Napoleão Medeiros
Logo após a oração de recepção feita pelo acadêmico Gisleno Feitosa, foi a vez do discurso de posse de Viriato Campelo. Sempe emocionado, tanto pelo momento histórico da sua vida como por poder substituir seu pai no Sodalício, Viriato Campelo fez uma oração direcionada aos vastos leques do conhecimento humano, em especial da medicina e literatura, apresentando com perfeição dados da vida dos seus antecessores na Cadeira 2, bem como do Patrono da sua Cadeira: Hermínio Castelo Branco.

Também usou da palavra o acadêmico, poeta e juiz de direito Elmar de Mello Carvalho, que fez uma explanação sobre a história da ALVAL desde sua fundação e pediu aos acadêmicos e autoridades presentes que cobrem do Governo do Estado a efetivação do projeto de transposição das águas do Rio Parnaíba para o Rio Marathaoan, o que deixará perene o Marathaoan e contribuirá para deixar também perente as cachoeiras do Xixá, em Batalha, e do Urubú em Esperantina, promovendo o turismo regional.

Como esporte também é cultura, a Academia de Letras do Vale do Longá abriu espaço dentro da solenidade para entrega do trofeu "Craque tribunadebarras.com do Campeonato Piauiense Sub-17 de 2014", promoção do site tribunadebarras.com. O agraciado com a premiação foi o jogador Felipe Teófilo, meia do River Atlético Clube, agremiação esportiva que tem como um dos dirigentes o acadêmico Delson Castelo Branco Rocha. A premiação ao jovem talento do futebol piauiense foi entregue pelos acadêmicos José Itamar Costa e Deusdete Nunes dos Santos (Garrincha). A versão 2014 do Campeonato Piauiense Sub-17 foi organizada com muito esmero pela diligente Federação de Futebol do Piauí - FFP.

A solenidade contou com a presença de notáveis nomes do mundo social, político, cultural, jurídico, esportivo, eclesiástico, do Estado do Piauí.

Logo após a solenidade, todos se confraternizaram com um coquetel ao som da boa música brasileira e internacional.




















Reações:
 
Top