Médica Salete Rego, prefeita de Miguel Alves 
A prefeita de Miguel Alves, Salete Rego, investiu mais de R$ 7 milhões em educação para reduzir os índices de analfabetismo e melhorar a estrutura do ensino público no município. A cidade vizinha a Barras conta com 66% da população morando na zona rural e tem cerca de 40% de analfabetos.
Quando assumiu a Prefeitura, Miguel Alves ainda tinha 18 escolas cobertas de palha e com paredes de barro. Deste total, restam apenas duas, que ainda estão nesta situação. Foram feitos investimentos na melhoria das escolas e nas estradas vicinais para facilitar o transporte de cerca de seis mil alunos por dia em 29 linhas de ônibus escolar.
Salete Rego está utilizando recursos próprios do município e fazendo convênios para construir creches, escolas e ginásios poliesportivos para melhorar os índices de educação no município. A Unidade Escolar Nossa Senhora da Conceição, no povoado Sambaíba, que ainda é de taipa,tem recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar) na ordem de R$ 248.920,45 para iniciar as obras de duas salas de aula em novembro. Não foi feito antes por impedimentos da legislação eleitoral.
Foram reformadas e ampliadas treze unidades entre escolas e creches para melhorar o atendimento a rede de ensino público, sobretudo na zona rural, onde está a maior parte da população. Vinte e três escolas multisseriadas, dentre as quais 16 eram de palha e taipa, foram extintas e os alunos transferidos para outras escolas unisseriadas e estão sendo transportados de ônibus regularmente. O objetivo maior é acabar com as escolas multisseriadas melhorando a qualidade do ensino.
A Prefeitura está também capacitando os professores, ofertando cursos profissionalizantes no município e incentivando a agricultura familiar com a compra direta de produtos agropecuários para a merenda escolar.
Estão sendo construídos na zona rural quatro ginásios poliesportivos, três escolas com quatro salas de aula cada uma. Serão construídas ainda uma escola com cinco salas de aula e uma creche com oito salas de aula. Foi feita a qualificação e o melhoramento no salário dos professores.
O município de Miguel Alves fica a 110 Km ao Norte de Teresina, tem uma população de 32.289 habitantes e tem 72 escolas de ensino fundamental e três de ensino médio.
Reações:
 
Top